sábado, 12 de abril de 2014

Ministro da Pesca e Aquicultura lança primeiros parques aquícolas do RN

O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, se reuniu nesta sexta -feira (21), com a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini. A reunião tratou da situação do Terminal Pesqueiro Público de Natal e do licenciamento ambiental para os parques aquícolas marinhos.
Os parques já possuem anuência da Marinha do Brasil e se encontram em processo de regularização, falta apenas o licenciamento ambiental junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - IDEMA, órgão estadual responsável pela emissão das licenças.
A área total disponível para os parques aquícolas marinhos nos municípios de Baía Formosa, Galinhos, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Touros e Porto do Mangue é de 19.952,22 hectares, com potencial de produção em torno de 89.776,03 toneladas/ano de pescado. A atividade irá gerar 1.995 empregos diretos.
No sábado (22), o ministro participou da solenidade de lançamento dos parques aquícolas continentais, que serão implantados na barragem Engenheiro Armando Ribeiro. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Canguaretama. Os cinco parques terão capacidade de produção em torno de 1.100 toneladas/ano de pescado e irão beneficiar 91 famílias das comunidades lindeiras a barragem.
No fim da manhã, Eduardo Lopes anunciou novos projetos para o setor no V Grito da Pesca e Aquicultura, realizado pela Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA), na praia da Barra do Cunhaú.

Nenhum comentário: