terça-feira, 17 de maio de 2011

Natal em alerta: terremoto de 6 graus é registrado no Oceano Atlântico

Um tremor de magnitude 6 foi registrado no Oceano Atlântico, entre o Brasil e a África, a 878 quilômetros do Arquipélago de Fernando de Noronha e a 1.277 quilômetros de Natal no último domingo (15).  O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Natal declararam estado de alerta para a população, mas, segundo o Governo do Rio grande do Norte, nenhum incidente foi registrado.
O tremor no oceano foi verificado pelo Centro Nacional de Informações sobre Terremotos do Estados Unidos no Oceano Atlântico, a 9 km abaixo do fundo do mar. O local do incidente tem um histórico de instabilidade, por estar acima de uma falha geológica.
Apesar dos boatos de um possível tsunami na cidade de Natal, a população não tem que se preocupar, pois esse tipo de terremoto não provoca ondas gigantes, informou Joaquim Mendes Ferreira, coordenador do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao jornal O Estado de S. Paulo. O sismo não apresenta risco de tsunami, pois ocorreu em águas profundas. Além disso, para que aconteça um evento do tipo é necessário que o movimento seja vertical para que a água do mar seja empurrada abruptamente, de acordo com o pesquisador.
Segundo especialistas, o sismo foi considerado de médio a grande impacto, mas pode ser considerado comum no histórico da região, que ocorre em média a cada 5 anos. Dessa vez, foi registrado com um epicentro de 10 km, a 1.276 km de Natal às 10h08 (horário de Brasília). 
No momento do alerta, todas as unidades do Corpo de Bombeiros da capital e a Defesa Civil Estadual foram acionadas ficando em prontidão para atuarem a qualquer momento. A rotina em Natal foi normalizada após a confirmação de que não havia riscos em função do sismo.

Nenhum comentário: