quinta-feira, 17 de março de 2011

TORNADO PASSA PELA PRAIA DE RIO DO FOGO

Tornado na praia de Rio do Fogo
A manhã desta segunda-feira, 14, foi de medo e curiosidade para a maioria dos Rio Foguenses, que compareceram à praia para averiguar um fenômeno produzido pela natureza. Um tornado passou pela praia, sorte que não atingiu a cidade e nenhuma embarcação que estava em alto mar. Diferentemente de Barra de Cunhaú, no município de Canguaretama, e parte do município de Baía Formosa. Os fortes ventos teriam chegado a cerca de 100 km/hora e assustaram a população destes municípios, que presenciaram os barcos sendo arrastados, além de várias árvores, telhados de casas e barracos derrubados. Toda a praia ficou sem energia até parte da manhã da segunda.
A bióloga e presidente da Ong Navima, Rosimeire Dantas,explica que o ápice foi aproximadamente às 4h, quando o tornado quebrou no próprio mar. "O que foi um alívio, pois se tivesse quebrado na costa, tinha levado todas as casas, tinha desaparecido tudo. O vento era de mais de 100 km/hora", relata.

Início do tornado
A bióloga e presidente da Ong Navima, Rosimeire Dantas, conta que ao tomar banho de mar em Barra de Cunhaú, no fim de domingo, ela percebeu a mudança na temperatura da água, "que aumentou consideravelmente. Estava tão quente que até mesmo uma tartaruga morreu de cansaço e não consegui realizar a desova. O deslocamento de massa de ar deve ter iniciado por volta das 20h30 e durante o dia inteiro já sentíamos o vento mais forte. Aproximadamente às 3h começou a ventania forte mesmo", lembra. Ela ainda relata que o mar ficou agitado durante toda a madrugada e o sol só apareceu por volta das 7h. Ela explica que a causa do tornado "certamente é o aquecimento global. Muito se fala, mas as pessoas esquecem que casos podem ocorrer na nossa costa e já prejudicam o meio ambiente diariamente. 

3 comentários:

Unknown disse...

QUE "TORNADO LINDA" MAS AO MASMO TEMPO É ASULTATOR!!!RAFAEL AREIA BRANCA/RN

Anônimo disse...

esse tornado deveria levar os ladroes de rio do fogo para o fundo do oceano.. Egidio, o filho, a esposa "se é que ainda seja esposa"

Anônimo disse...

A ESCOLA MUNICIPAL JERÔNIMO DE CASTRO PRECISA DE UM TETO PARA ACOLHER OS SEUS 370 ALUNOS OU NÃO.