terça-feira, 19 de agosto de 2008

RIO DO FOGO: NAUFRÁGIO DO NAVIO SÃO LUIZ


Nome do Navio: São Luiz

Nacionalidade: Brasileira

Estaleiro: D. & W. Henderson Ltd - Glasgow

Armador: Companhia de Comércio e Navegação

Comprimento: 113,4 metros - Boca: 12 metros

Tipo de embarcação: Cargueiro

Material de casco: aço - Propulsão: hélice


Em setembro de 1882, com o nome de S. S. Nubia, este navio foi lançado em Glasgow para a armadora Anchor Line's, sendo imediatamente colocado no serviço para a India. Em novembro de 1882 seguiu em viagem inaugural de Glasgow para Bombaim, com escala em Liverpool. Em Agosto de 1906, já bastante desgastado, foi vendido para a Companhia de Comércio e Navegação do Brasil e finalmente renomeado São Luiz.

Em janeiro de 1911, o vapor São Luiz descendo a costa de Areia branca/RN com 6.780 fardos de algodão e 4.000 toneladas de sal, chocou-se com a Risca de Zumbi (conjunto de arrecifes rasos), ainda não assinalada nas cartas náuticas da época. Toda a tripulação abandonou o navio a bordo dos escaleres, chegando no dia seguinte em segurança a Natal, RN.

O navio encontra-se naufragado entre Pititinga e Rio do Fogo, na Risca de Zumbi, 13,4 milhas da praia de Rio do Fogo. Com latitude de 05º 16.333' e longitude de 035º 09.430'west, tendo a profundidade mínima de 18 metros e a máxima de 27 metros.

O São Luiz está apoiado no fundo, já em estado avançado de desmanche, mas os destroços estão alinhados como na estrutura do navio.

Nenhum comentário: